quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Glutamina: Pra que serve? Qual é o preço?



Pra que serve a Glutamina? Qual é o preço de uma Glutamina de boa marca? A glutamina funciona mesmo? Têm alguma comprovação científica?

glutamina optimum nutrition

1- O que é a Glutamina?
A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. Nutricionalmente é classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. Ao contrário do BCAA que é classificado como essencial. Para saber mais sobre o suplemento leia o post  "BCAA ou aminoácido: Qual é o melhor?"

2- Se A Glutamina é o aminoácido mais abundante no organismo, por que motivo é necessária a sua suplementação?
A classificação da glutamina como um aminoácido não essencial tem sido questionada, pois em situações críticas, tais como cirurgias, traumas e exercícios físicos exaustivos, a síntese de glutamina não supre a demanda exigida pelo organismo. Por isso, a necessidade de sua suplementação. Diferentes tipos de suplementos são utilizados com esta finalidade como sacreatina e o whey protein (leia o post "Creatina: Top 10 Dúvidas" e o "Whey Protein: Top 10 dúvidas").

3-  Pra que serve a Glutamina? Qual é a sua função?
Em situações de elevado catabolismo muscular, como após exercícios físicos intensos e prolongados, a concentração de glutamina pode tornar-se reduzida. A menor disponibilidade desse aminoácido pode diminuir a resistência da célula à lesões, levando a processos de apoptose celular (morte celular). Por essas razões, a suplementação com L-glutamina, tanto na forma livre, quanto como dipeptídeo é indicada para atletas de musculação.

Fisiologicamente, a glutamina está envolvida em diferentes funções, tais como a proliferação e desenvolvimento de células, o balanço acidobásico, o transporte da amônia entre os tecidos, a doação de esqueletos de carbono para a gliconeogênese, participação no sistema antioxidante e outras. 

Por meio de técnicas de biologia molecular, estudos demonstram que a glutamina pode também influenciar diversas vias de sinalização celular, em especial a expressão de proteínas de choque térmico (HSPs). As HSPs contribuem para a manutenção da homeostasia da célula na presença de agentes estressores, tais como as espécies reativas de oxigênio (ERO).

4- Todos estes benefícios tem comprovação científica?
Até o presente momento, segundo uma revisão da Sports Medicine, a revista científica mais respeitada da área, concluiu recentemente que nem a Glutamina, nem a Arginina tem os efeitos anabólicos ou de aumento na resistência de exercícios induzidos em seres humanos. Ou seja, com base nas evidências científicas atuais não há motivo sequer para serem incluídos na categoria suplementos. Estes estudos se assemelham com aqueles que concluíram que o whey protein não funciona e o BCAA pode até matar! Leia o post "Whey Protein: Funciona ou não?" também o "BCAA faz mal para saúde?"

5- Qual é o preço da Glutamina? Quanto custa um pote de Glutamina?
Até a data de hoje a Glutamina da Optimum Nutrition (ON) o Glutamine Powder de 600g está custando em torno de R$269,00.

Fonte: