sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gol de Bicicleta: 100 Anos de Leônidas da Silva

Gol de Bicicleta


Hoje, o inventor do gol de bicicleta completa 100 anos de história e até virou Doodle do Google. O doodle é uma palavra inglesa que quer dizer esboço ou desenho realizado quando uma pessoa está distraída. Para o Google, os doodles seriam como uma caricatura de personagens famosos, seres fictícios as vezes com histórias e animações. E o doodle do Google mostra uma sequência que lembra um desenho a lápis do jogador Leônidas da Silva realizando este maravilhoso movimento levantando a bola e chutando em direção ao gol.

Leônidas da Silva, também chamado de Diamante Negro, passou por diversos times como o Vasco, Flamengo, Botafogo mas se consagrou no São Paulo conquistando o pentacampeonato paulista.
A consagração do jogador veio em 1938 quando o Diamante Negro se tornou artilheiro no mundial, com oito gols e foi escolhido como o melhor jogador da competição. Foi com a ajuda dele que a seleção brasileira havia conquistado o melhor desempenho em Copas até então, ficando em terceiro lugar. Ele só não pôde mostrar a que veio em copas posteriores devido a segunda guerra mundial em 1942 e 1946.

Leônidas da Silva fazia questão de dizer que era o inventor do Gol de bicicleta sem cerimônia alguma. A jogada consiste em fazer um gol no ar simulando uma pedalada com o corpo paralelo ao solo e foi realizada pela primeira vez em 24 de abril de 1932 em um jogo entre Bonsucesso, time do jogador, e o Carioca.

Mas o momento famoso foi numa partida entre o Juventus e o São Paulo em 1948 e imortalizada na foto acima. Aos 38 anos em 1951 o Diamante Negro se aposentou, tornando-se dirigente do tricolor paulista, comentarista de futebol na rádio e TV com vários prêmios na área. Faleceu aos 90 anos em uma clínica de repouso em 24 de janeiro de 2004.

Você sabia que o chocolate Diamante Negro tem este nome em homenagem ao jogador? Mas isto, já é assunto para outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário