domingo, 4 de novembro de 2012

Tênis Para Corrida: Qual é o Melhor?

Tenis de corrida

O melhor tênis para corrida, depende da marca? Asics, Mizuno, Nike? O tênis de corrida é o mesmo de caminhada? Que tipo de tênis devo comprar?

Geralmente, a corrida é a expressão mais visível das atividades físicas regulares de quem quer saber como emagrecer. Infelizmente,  as lesões são muito comuns, e os erros nos treinos são responsáveis por 60% das lesões. Em 13 anos houve um alarmante crescimento de 18% para 50% de lesões em joelhos corredores. Dentre os erros estão, locais de treino, falta de flexibilidade e resistência, fase de crescimento, calçados deficientes com biomecânica falha que resultam nas lesões de corrida.

Hoje, vamos nos atentar aos tipos de calçados ideais para os treinos de corrida:

1- Qual é o melhor tênis de corrida? Qual é a melhor marca?

Depende, pois antes de saber qual é o tênis que vai comprar, preço e cor, é mais importante saber o tipo da sua pisada. Neutra, pronada (50% da população) ou supinada (5%da população).



  • Pisada Neutra ou Normal: Pela figura você pode verificar que ela começa com o lado externo do calcanhar, ocorre ligeira rotação para dentro terminando a pisada no centro da planta do pé.
  • Pisada Pronada: também inicia a pisada com o lado externo, as vezes se inicia pelo lado interno, do calcanhar resultando na rotação para dentro e termina a pisada no dedão.
  • Pisada Supinada: também começa a pisada com o lado externo do calcanhar e se mantém com o lado externo do pé, terminando a pisada no dedinho.

2- Qual é o profissional que pode saber qual é o meu tipo de pisada?
O educador físico, ortopedista, fisioterapeuta do esporte está preparado para diagnosticar e indicar o melhor calçado para o seu tipo de pisada. O exame para saber o tipo de pisada, é a avaliação biomecânica, que não é barata. Os vendedores das loja de tênis geralmente, vão "empurrar" o tênis mais caro e não necessariamente o melhor para você.

Uma maneira mais "simples" de saber o seu tipo de pisada é verificar o solado do seu tênis. Se o desgaste se der no centro do solado, é porque existe a tendência de uma pisada neutra. Se o desgaste natural ocorrer na parte interna da região do pé existe a tendência de pronação. Mas se o desgaste for na região correspondente a parte externa da planta do pé, é porque você faz parte dos 5% da população que tem pisada supinada.

3- Que tipos de problemas posso ter usando o tênis errado para corridas?
As pisadas do tipo pronadas e supinadas podem resultar em lesões das articulações e joelhos. Na pisada supinada, geralmente o corredor tem o joelho "varo" que vem do termo genovaro, que possui joelhos abertos. Na pisada pronada o sujeito tem o joelho "valgo", do termo genovalgo, que possui o joelho curvo para dentro.

Os pés do tipo excessivamente pronados, tem características que predispõe, lesões como síndrome do estresse tibial, síndrome da dor femoropatelar e tendinite tibial posterior. Já o corredor com os pés cavos tem muitas vezes, o pé rígido e problemas concomitantes com de diminuição da capacidade de absorver a força de contato com o solo. Esses atletas podem sofrer de síndrome de atrito da banda iliotibial, tendinite fibular, fraturas por estresse, bursite troncateriana e fasceíte plantar

4- Quais os cuidados posso ter para cada tipo de pé e pisada na hora de comprar meu tênis de corrida?
A seleção de calçados adequados para a pisada começa com uso de materiais de absorção de energia a fim de dissipar os choques dos exercícios. Para o corredor pronado o tênis deve controlar o movimento excessivo. Os tênis devem ser mais duros, retos e calcanhar estável com um suporte medial extra e um maior alargamento do que os tênis para pés cavos.

Para os corredores de pés cavos, os tênis mais deslizantes, curvos, com solado de (EVA) Etileno Vinil Acetato e mais estreitos são recomendados. 

Para pessoas com alterações biomecânicas, as palmilhas macias feitas de EVA são confortáveis, fáceis de ajustar, baratos e úteis em casos em que as órteses semi-rígidas macias não dão controle adequado ao pé.

Além destes cuidados, para atletas amadores é também importante a suplementação com aminoácidos e proteínas a fim de se evitar lesões. Leia o post Aminoácido ou BCAA: Qual é o melhor suplemento? e o Whey Protein: Top 10 dúvidas

5- Existe diferenças entre os tênis de corrida e caminhada?
Na verdade não existe diferença entre eles. Os tênis de corrida são preparados para a caminhada com a diferença de que que usa para as corridas vai ter um desgaste maior.

Uma dica muito útil para você aproveitar os benefícios do seu tênis é alternar os dias de uso, isto é, usou o tênis um dia deixe-o descansar no outro dia para voltar a ter a absorção dos impactos necessários.

Portanto, antes de escolher seu tênis para corrida saiba qual é a sua pisada e boa corrida! ;)
Leia o post "Tênis para Corrida: Nike, Adidas, Mizuno ou Asics?" e veja qual marca comprar de acordo com o tipo de pisada.

Fonte:
  • Wang L, Hong Y, Li JX. Durability of running shoes with ethylene vinyl acetate or polyurethane midsoles. J Sports Sci. 2012 Sep 12. 
  • McKenzie DC, Clement DB, Taunton JE. Running shoes, orthotics, and injuries. Sports Med. 1985 Sep-Oct;2(5):334-47.