terça-feira, 21 de agosto de 2012

Natação: Benefícios de se praticá-la desde cedo!

academia de natação

Nesta última edição das Olimpíadas, diria pra você que o maior benefício da natação, é se tornar um campeão olímpico na vida e no esporte.  Michael Phelps se tornou o maior atleta olímpico de todos os tempos! Ganhou sua vigésima segunda medalha olímpica (18 medalhas são de ouro), ultrapassando a ginasta russa Larissa Latynia que tinha dezoito medalhas em olimpíadas. Ele já era detentor do título de ganhador de mais medalhas de ouro em uma única edição em Pequim.

Vamos aos benefícios:

aula de natação
Photo Credit: www.babyswimming.com

Já havia abordado o assunto em outro blog no post "Natação, boa para asma, ruim para rinite alérgica! Saiba por quê?"
  • desenvolvimento físico, psicológico e social da criança.
  • aumenta o volume dos pulmões;
  • melhora na respiração mais profunda, benéfica para o organismo (crianças que praticam a natação têm menos crises de asma);
  • natação ativa a circulação, aumenta a estrutura muscular facilitando o trabalho mecânico do pulmão;
  • criança respira menos pela boca (Síndrome do respirador bucal) e passa a respirar mais pelo nariz;
  • reduz os chiados e a criança respira mais tranquilamente.
Os pais devem somente atentar ao tratamento da água que é feito nesta piscina. Água que é tratada a base de cloro tem mais chance de piorar os quadro de asma ou outras alergias como a rinite alérgica.

O ideal é que se a água é tratada com cloro, que seja ao ar livre ou com pé direito alto para evitar a inalação dos vapores do cloro. Outra opção, é o tratamento da água com sal de ozônio, os níveis de cloro são bem mais baixos diminuindo as chances de problemas. Se apesar de todos estes cuidados a crianças ainda apresentar sensibilidade ao cloro, o ideal é apresentar outras atividades além da natação, omo o vôlei, ginástica olímpica, Rugby, artes marciais como o Muay Thai entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário