segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pilates: Ioga ou Musculação?

bola de pilates

O que é o Pilates? É um tipo de Musculação ou Ioga? Quais são os exercícios de Pilates? É só para mulheres, ou homens também podem fazer? Quais são os benefícios?

Vamos as Respostas:


aulas de pilates
1- O que é o Pilates?
O Pilates é um exercício criado em 1920 por Joseph Pilates. E tinha como base, um conceito chamado contrologia. A contrologia, é o controle consciente de todos os movimentos dos músculos do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento
dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.

Os exercícios do método Pilates, são na sua maioria, executados na posição deitada, diminuindo os impactos na articulações de sustentação do corpo e principalmente na coluna.

2-Quais são os exercícios do Pilates?

O Pilates consiste:
  • Sistema básico num programa de exercícios que fortalece a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. 
  • Sistema intermediário-avançado, são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a relação agonista-antagonista, já que o método Pilates procura melhorar esta relação muscular (agonista-antagonista).
  • Sistema avançado: Exercícios Rowing III, IV, V e VI
Os treinos e exercícios do método costumam durar 45 minutos, e podem ser utilizados aparelhos específicos do método como o Reformer, Cadillac, Wunda-chair, Eletric-chair, Pedi-pull Barrel, Magic Circles, etc. E cada um desses aparelhos contém uma série de exercícios com ovjetivos determinados.


3- Quais são os benefícios? Podem ser praticados por homens e mulheres?
São vários os benefício que podem ser elencados mas os principais são:
  • permite recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.
  • aumento significativo da força, potência muscular
  • aumento da resistência, tempo de trabalho muscular
  • atenuação de lombalgias
  • tratamento de escoliose


É atualmente uma técnica reconhecida para o tratamento e a prevenção de problemas de coluna vertebral, portanto benéfico para homens e mulheres.

Veja este vídeo de Pilates no aparelho Cadillac:



Ficou interessado em fazer uma aula teste ou deixar a preguiça de lado e suar para valer? Ligue para academia SportK e agende um horário com a professora Fabiana  ou através do nosso campo CONTATO.

Fonte:
  • Kolyniak IEGG; Cavalcanti SMB; Aoki MS. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates® Rev Bras Med Esporte Vol. 10, Nº 6  Nov/Dez, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário