domingo, 6 de maio de 2012

Hormônios Esteróides Anabolizantes? Qual é o Melhor?

esteroides anabolizantes

Qual é o melhor Hormônio Esteróide Anabolizante? Existe algum esteróide anabolizante natural? Quais são os efeitos dos anabolizantes? O que são ciclos dos anabolizantes?

Estas, são as principais dúvidas que um professor de academia escuta do aluno que começa a treinar musculação, e quer resultados "milagrosos" num curto espaço de tempo. Mas saiba, desde já que os "resultados" alcançados, são mais prejudiciais do que benéficos e vou explicar o por quê. Já escrevi sobre o assunto no post "Como ganhar massa muscular? Dicas Infalíveis!" também no post "Aminoácido ou BCAA: qual é o melhor dos suplementos?"

Vamos as principais dúvidas:
  
esteróides
Antes de responder as dúvidas, uma curiosidade. A foto acima é da atleta sueca de fisiculturismo Irene Andersen. Quase foi banida pela IFBB (International Federation of BodyBuilders) ou Federação Internacional de Fisiculturismo, por compra e revenda indevida de hormônios anabolizantes esteróides. Mas, foi inocentada pelo advogado pois ele ela alegou que os hormônios eram para consumo próprio e não para revenda. A polícia confiscou  suplementos como efedrina e clenbuterol, mas foram devolvidos. Somente um frasco de Winstrol (estanozolol), um anabolizante popular entre os usuários, foi confiscado.

1- De onde surgiu o uso dos esteróides anabolizantes no esporte?

No ano de 1935, a testosterona foi sintetizada, pela primeira vez, em 1939 por dois cientistas Ruzica e Weltstein e sugeriram que os hormônios sexuais poderiam aumentar o desempenho atlético.

O registro histórico do uso de hormônios sexuais, no aumento do desempenho em campeonatos mundiais é datado de 1954, quando foram utilizados por atletas russos durante campeonato mundial de levantamento de peso, em Viena, na Áustria.

2- O que são os hormônios esteróides anabolizantes?

Os hormônios esteróides anabolizantes androgênicos (EAA) compreendem a testosterona e seus derivados. São produzidos pelos testículos e no córtex adrenal, e promovem características sexuais secundárias associadas a masculinidade.

3- Para que servem os hormônios esteróides?

Na medicina é utilizada para tratamentos de sarcopenias (do grego "perda de carne") que é perda degenerativa de massa muscular pelo envelhecimento (cerca de 1% ao ano, após os 65 anos de idade), também no hipogonadismo (defeito no sistema reprodutor), câncer de mama e  osteoporose.

Nos esportes, são utilizados para aumento da força física e massa muscular, entretanto, os efeitos sobre o desempenho atlético permanecem, ainda, controversos.


4- Quais são os efeitos androgênicos e anabólicos da testosterona?

Efeitos androgênicos:

  • crescimento do pênis
  • espessamento das cordas vocais
  • aumento da libido
  • aumento da secreção das glândulas sebáceas
  • aumento dos cabelos do corpo e da face
  • padrão masculino dos pêlos pubianos
Efeitos anabólicos:

  • aumento da massa muscular esquelética
  • aumento da concentração de hemoglobina
  • aumento do hematócrito
  • aumento da retenção do nitrogênio
  • redução dos estoques de gordura corporal
  • aumento da deposição de cálcio nos ossos
5- Quais são os efeitos colaterais do uso dos hormônios esteróides anabolizantes?

Efeitos colaterais, como o próprio nome diz são efeitos indesejáveis e muitas vezes prejudiciais à saúde. São relatados psicopatologias, câncer de próstata, doença coronariana, e esterelidade são alguns dos efeitos comprovados.

Síndrome compartamental de risco em adolescentes, atos agressivos (brigas, agressões) e crimes, também irritabilidade, raiva e hostilidade são relatados em diversos estudos científicos.

Suicídios, alterações psiquiátricas como esquizofrenia aguda estão relacionadas ao uso de metandienona. Hipomania, mania e  confusão mental, além de paranóia e depressão estão relacionadas ao uso de oxandrolona e oximetolona.

Atletas competitivos e recreacionais relatam síndrome de abstinência ligadas a síndromes comportamentais, por causa da mudança da função hormonal.

Nas mulheres, os efeitos masculinizantes como, voz mais grossa, aparecimento de acne, pele oleosa, crescimento de pêlos na face, calvície além de hipertrofia do clitóris são algumas modificações que muitas vezes são irreversíveis.

Em adolescentes, pode acarretar um déficit de crescimento em consequência do amadurecimento precoce.

Sobrecarga do fígado, hemorragia intra abdominal, icterícia e adenocarcinoma do fígado, também infarto agudo do miocárdio e morte súbita são efeitos relatados.
6- Existe algum esteróide anabolizante natural?

A pergunta, já foi respondida na segunda pergunta, pois estes hormônios são naturalmente produzidos no nosso organismo.

7- Quais são os hormônios esteróides mais utilizados?

Segundo o National Intitute on Drug Abuse os hormônios mais utilizados são:

Esteróides Injetáveis:
  • Deca-Durabolin (decanoato de nandrolona)
  • Durabolin (fenilpropionato de nandrolona)
  • Depo-testosterone (cipionato de testosterona)
  • Equipoise (undecilenato de boldenona)
Esteróides orais:
  •  Anadrol (oximetolona)
  • Oxandrin (oxandrolona)
  • Dianabol (metandrostenolona)
  • Winstrol (estanozolol)
8- O que são ciclos dos anabolizantes?

Basicamente, os Hormônios Esteróides Anabolizantes Androgênicos são utilizados por três métodos:

  1. Ciclo: refere-se a qualquer período de utilização de tempos em tempos, que varia de quatro a dezoito semanas.
  2. Pirâmide: o atleta começa com pequenas doses, aumentando progressivamente até o ápice e, após atingir esta dosagem máxima, existe um redução regressiva até o final do período.
  3. Stacking: Uso alternado entre os hormônios esteróides de acordo com a toxicidade. Refere-se a utilização de vários esteróides ao mesmo tempo.
Existem ainda, os "atletas" que fazem o uso dos três métodos descritos acima, fazendo uso por semanas e até meses.


Se você tem curiosidade de saber como é um campeonato de fisiculturismo assista ao vídeo do campeonato paulista de fisiculturismo IFBB 2011:




Fonte:

  • Corrigan B. Anabolic steroids and the mind. Med J Aust 1996;165:222-6.
  • National Institute on Drug Abuse.
  • Ghaphery NA. Performance-enhancing drugs. Orthop Clin North Am 1995;26:433-42.  
  • Paulo Rodrigo Pedroso da Silva; Ricardo Danielski; Mauro Antônio Czepielewski. Esteróides anabolizantes no esporte. Rev Bras Med Esporte vol.8 no.6 Niterói Nov./Dec. 2002
Comente, deixe sua sugestão no post hormônios estóides anabolizantes? Qual é o melhor? 

1 Comentário:

Anabols quality disse...

Anabolizantes a custo beneficio.

Contato eletrônico: anabolsquality@hotmail.com

Participe do nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/anabolsquality/

Postar um comentário

Blogroll

  ©Academia SportK - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo