domingo, 15 de abril de 2012

UFC, MMA, TUF Brasil: O que é?

ufc mma
Quer saber mais sobre o UFC? Você sabe o que é o TUF Brasil? Quem faz parte do "The Ultimate Fighter Brasil? Curiosidades e muito mais!
São tantas siglas MMA, UFC, TUF 2012, TUF Brasil... mas vou explicá-las de um jeito fácil de você entender e ficar por dentro do mundo das lutas.

 Vamos as Dúvidas:

ufc mma
Família Gracie
1- Qual a diferença entre o MMA e o UFC?

MMA - Mix Martial Arts (artes marciais mistas), antigamene conhecido como Vale-Tudo é uma modalidade de esporte de contato que pode ser praticada em campeonatos e torneios oficiais praticados no mundo inteiro. Leva este nome porque a luta ocorre não só em pé, mas também no solo, portanto o atleta deve ter conhecimento em lutas em pé, Caratê, Kick Boxing, Muay Thai (Boxe tailandês) , Kung Fu, Capoeira... e modalidades de lutas no solo como o Judô, Shuai Jiao (Judô Chinês), Jiu-Jitsu, Wrestling (luta greco-romana), entre outras.

UFC - Ultimate Fighting Championship é a marca da maior organizadora de eventos de lutas de artes marciais do mundo. Teve sua inspiração nos torneios de vale-tudo brasileiro organizados pela família Gracie, com grande destaque para o campeão Royce Gracie (anos 90). Na época, apesar de quase não existirem regras, nenhuma morte foi registrada. 

2- O que é o TUF? Em que países ele ocorre?
Com o enorme aumento da popularidade do UFC, Dana White (ex empresário do boxe) e os irmãos Fertittas (donos do UFC) perceberam que o marketing gerado por um reality show seria grande. Já são doze temporadas e agora começa a primeira no Brasil.   
ufc

3- Existem regras nestas modalidades de luta?
Hoje, sob o comando de uma empresa de entretenimento americana (Zuffa Entertainement) o campeonato conta com regras e comissões atléticas formadas por atletas de quase todas as modalidades de luta. Os atletas são divididos em 9 categorias separadas pelo peso que varia de peso mosca a partir de 50 kg até o super pesado a partir de 120kg.

4- Por que o UFC faz tanto sucesso no mundo?
Para se ter uma idéia da grandiosidade deste evento, a marca UFC vale mais de um bilhão de dólares e domina cerca de 90% do mercado mundial de MMA. Chega a vender mais de um milhão de pay per views por luta no UFC. A última cartada foi a compra do Pride, versão japonesa do MMA, e detentora do maior evento de artes marciais na época (2007) pelo UFC.  Na época o Pride ajudou a imortalizar o Jiu-Jitsu Gracie nas mãos de Rickson Gracie em campeonatos no Japão.

5- Quais são os brasileiros campeões do UFC na atualidade?
De todas as categorias hoje são três brasileiros campeões:
Anderson Silva pela categoria peso médio, José Aldo pela categoria peso pena e Júnior do Santos pelos pesos pesados. 

Fonte:
  • Wikipédia - Artes Marciais Mistas, Ultimate Fighting Championship

Nenhum comentário:

Postar um comentário