domingo, 22 de abril de 2012

Rugby: O que é??? Top Dúvidas

rugby

O que é o Rugby? É um futebol americano mais rústico? Quantos jogadores são necessários? Por que o esporte não é tão popular no Brasil?

Para responder a estas e outras dúvidas vou falar sobre este esporte muito popular mundo afora onde a hegemonia está atualmente com a Nova Zelândia. Para se ter uma idéia da importância deste esporte, a Copa do mundo de Rugby, é realizado a cada quatro anos e é a terceira maior competição desportiva mais vista no mundo, ficando atrás somente da copa do mundo de futebol e os jogos olímpicos.

Vamos as dúvidas:

rugby

1- O que é o Rugby?

Antes de explicar o esporte, um pouco de história. Dizem que o Rugby surgiu em 1823, na cidade que leva o mesmo nome deste esporte na Inglaterra durante uma partida de jogo de futebol, quando o jogador William Webb Ellis (foto) resolveu pegar a bola com as mãos e saiu correndo contra o campo adversário até alinha de fundo. 

Outra curiosidade é a de que somente em 1892, foi adotado o formato oval da bola. Acredita-se que o Rugby chegou ao Brasil ainda no século XIX, por volta de 1875 no primeiro clube ao ar livre do país no que seria posteriormente denominado Paissandu Atlético Clube. Além de futebolista, Charles Miller era considerado um "temível" Rugby player. Em 1888 organizou o primeiro time de rugby de São Paulo, o São Paulo Athletic Club famoso SPAC. 

A primeira copa do mundo de Rugby só veio ocorrer em 1983, teve a participação de 16 países de todos os continentes e a seleção de Nova Zelândia sagrou-se campeã. Hoje em dia, a premiação dada para o campeão, é chamada de Troféu Webb Ellis 

O Rugby, é um esporte que derivou o atual futebol americano, mas é jogado com equipamentos diferentes como capacetes flexíveis feitas com espuma, ombreira e mordedora. Pode-se utilizar luvas também.

O objetivo primário deste esporte são dois: O time que está com a bola procura marcar pontos, e o que está sem bola procura retomá-la, para poder atacar e marcar pontos. Ou seja, é o objetivo de muitos esportes que envolvem uma bola.

Veja um vídeo do compacto do campeonato mundial do ano passado:



2- Quantas pessoas são necessárias num time de Rugby? Quais são as regras do Rugby?

No Rugby Union, que é o estilo mais difundido pelo mundo, o time de Rugby é formado por 15 jogadores e até 7 reservas. O objetivo é marcar o maior número de pontos possível. São jogados em dois tempos de 40 minutos corridos mais acréscimos, ao contrário do futebol americano que são 4 quartos de quinze minutos cronometrados.

Deve ser jogado em um campo de 100 metros de comprimento por 70 metros de largura, o campo é dividido em 5 linhas paralelas a linha do gol, os postes tem formato de "H", o travessão tem 3 metros em relação ao solo e as raves verticais são 5,6 metros distantes entre si.

A bola tem formato mais oval do que a bola de futebol americano, como você pode ver na foto da seleção brasileira feminina de Rugby, e é mais pesada do que a bola de futebol americano (entre 410 e 460 gramas).

O jogo começa com um chute inicial (kick-off) de uma das equipes e deve percorrer a distância de 10 metros antes de ser tocada por qualquer jogador. Após qualquer alteração no placar, o time que marcou pontos dá um novo kick off.
rugby

O jogador com a posse de bola pode ser tacleado (derrubado) pelo time adversário. Caso o jogador seja derrubado, ele deve soltar a bola e ocorre a formação do ruck para disputa da bola como visto na foto acima. Neste momento, eles não podem usar as mãos para empurrar a bola. O jogador pode avançar com a bola realizando dribles, inclusive com os pés, o que deve ser meio difícil com uma bola oval.

Os passes de bola só devem ser feitos para trás ou para o lado, somente a entrega de bola em mãos de um companheiro pode ser feita para frente. Só não pode soltar a bola no chão para frente punição com pênalti. Já os passes com os pés podem ser feitos para qualquer lado em qualquer momento.

Existem várias outras regras neste esporte, se você quiser saber mais sobre elas existe um post legal sobre "O Rugby" no Blog Rugby Mania

3- Por que o Rugby não é um esporte tão difundido no Brasil? Existem muitas escolas de Rugby?

Até 1995, a IRB - International Rugby Board determinava que o esporte por tradição e por lei seria praticado de forma amadora. Esta questão, levou a uma critica e um rompimento das ligas Internacionais de Rugby que por um lado queriam manter as raízes do esporte, mas ao mesmo tempo acabaram por elitizar, isto é, era um esporte que somente os ricos praticavam.

Hoje, existem vários clubes que ensinam rugby, porém, existem ações como os da ONG HURRA! que leva o esporte aos CEUs de São Paulo por exemplo.

4- Qual é o time referência no Brasil?

Hoje, o time com maior número de vitórias no campeonato brasileiro é o SPAC, doze vezes campeão, seguido do Alphaville Tênis Clube e do São José Rugby Clube, 7 vezes campeão brasileiro cada um. Mas o São José vem se sagrando campeão brasileiro seguidamente nestes últimos 10 anos levando 7 títulos.

rugby world
Os marmanjões que quiserem podem conferir o calendário completo da Seleção Brasileira de Rugby Feminino.

Fonte:


  • Rugby Mania
  • HURRA!
  • Wikipédia Rugby
  • Sertões Rugby
  • São José Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário